O Instituto Paulo Freire (IPF) participa da comissão organizadora da I Conferência de Educação Étnico-racial do Estado de São Paulo, que será realizada nos dias 12 e 13 de setembro deste ano, na Assembleia Legislativa do Estado. O evento será organizado pelo Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Estado de São Paulo (FPEDER/SP), que é composto por diversas instituições da sociedade civil e do poder público.
Há meses, os integrantes do FPEDER/SP debatem sobre a implementação, em todo o estado, da Lei nº 10.639/03 (que versa sobre a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira) e da Lei nº 11.645/08 (que inclui a obrigatoriedade da questão indígena no currículo escolar).
Com o objetivo avaliar a implementação de ambas as leis, a conferência será composta por plenárias e palestras de especialistas, além da presença dos representantes da sociedade civil, professores e membros dos governos federal, estadual e municipal.
Veja a programação do evento:
12/09 – quinta-feira (manhã)
- Abertura.
- Conferência Magna | Conjuntura da implementação da Lei nº 10.639/03 em dez anos de sua promulgação.
- Conferência sobre o Plano de Educação e o Sistema Nacional de Educação.
12/09 – quinta-feira (tarde)
Plenárias temáticas:
Plenárias temáticas:
- Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
- Valorização dos profissionais da educação, financiamento da educação e transparência na perspectiva da educação das relações étnico-raciais.
- As experiências da implementação das diretrizes curriculares nacionais da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena.
13/09 – Sexta-feira (manhã)
Plenárias temáticas:
Plenárias temáticas:
- Diretrizes curriculares nacionais para educação quilombola e indígena e lutas sociais por uma educação diferenciada, na perspectiva da educação das relações étnico-raciais.
- Gestão democrática, participação popular e de controle social, qualidade da educação.
13/09 – Sexta-feira (tarde)
- Plenária final.
- Resultado das plenárias.